Linhas de Pesquisa

Gestão de Ativos

Esta linha de pesquisa trata da investigação de como as organizações gerenciam seus ativos almejando práticas de manutenção eficazes por meio de alinhamento de processos e recursos com o objetivo de contribuir para a estratégia das organizações. Envolve procedimentos de auditoria, análise de dados, planejamento, comunicação e engajamento de equipe de manutenção.

Otimização de Políticas de Manutenção

Esta linha de pesquisa trata do desenvolvimento de modelos matemáticos para determinação de políticas de manutenção ótimas, as quais disciplinam as ações de manutenção no que dizem respeito ao que será feito e a frequência dessas ações.  Sob a perspectiva de otimização, as políticas são construídas de modo a otimizar alguma dimensão de performance específica, como por exemplo: custo, disponibilidade, confiabilidade, tempo entre falhas operacionais, e etc. A abordagem de decisão multicritério (MCDM) é recomendada quando as consequências decorrentes das falhas podem repercutir em diferentes dimensões, muito além da dimensão econômica.

Confiabilidade de Sistemas Complexos

Nesta linha de pesquisa nós desenvolvemos modelos matemáticos para analisar a confiabilidade de sistemas complexos, considerando a relação de dependência dos componentes, a estimativa de vida útil remanescente, o prognóstico de falhas.  Podendo ser utilizado métodos exatos ou simulação numérica.

                                       

Avaliação e gestão de riscos

Pesquisa nessa linha, incluem a avaliação e gestão de riscos em ativos com o desenvolvimento de novas metodologias para avaliação de riscos.  Nós também estudamos a avaliação de riscos sob uma perspectiva multidimensional.  Os modelos desenvolvidos avaliam os benefícios e riscos de diferentes estratégias e ações para alcançar a mitigação de riscos. 

           

Avaliação de Desempenho de Sistemas de Manufatura

Nesta linha desenvolvemos modelos com objetivo de otimizar o desempenho de sistemas de manufatura, podendo desenvolver o planejamento conjunto de ações de produção e manutenção, assim como considerações de peças sobressalentes e estoque buffer. Consideramos também os novos desafios que surgem na área de manufatura, como indústria 4.0 e manufatura avançada.